A realidade da situação ainda dói e há dias que tento querer que seja diferente, mas acho que não posso me trair como antes, busquei os serviços de um faz tudo sp . Naquele dia, encontrei um limite fundamental que nem mesmo eu poderia ignorar. Eu estava vivendo minha vida com limites permeáveis, dando segunda chance após segunda chance, escolhendo um relacionamento que eu queria tanto, ao invés da realidade desse relacionamento.

Mas no meio do retrógrado de Mercúrio, descobri que a precipitação foi tudo; Eu não conseguia me desrespeitar ao permitir tal tratamento e não seria um facilitador para eles arrastarem outros para o drama. Ainda assim, essa realidade parecia paralisante.

Todos os dias eu acordo e percebo que o relacionamento que eu tanto quero, não tenho. Se eu voltasse, os mesmos ciclos apareceriam. Não posso ser o único a curar e quebrar ciclos, assim como não posso ser o único a tentar fazer um relacionamento funcionar. Mas fazia exatamente isso há anos, pensando que, se mudasse o suficiente, poderia mudar a realidade da situação.

Quando a realidade me tirou de minhas falsas esperanças, reconheci que pensar que poderia mudar a situação sozinho era arrogância por isso contratei um Marido de aluguel em São Paulo. Além disso, percebi que não estava me honrando – habilitei meu desrespeito. Isso não quer dizer que aqueles que são maltratados sejam a causa raiz de seus maus-tratos, porque nós não. Na idade adulta, entretanto, temos mais arbítrio do que podemos imaginar; Levei vários anos para chegar à ideia de que poderia controlar minhas próprias ações e reações. Parte dessa compreensão significou tomar medidas para me retirar de um ciclo.

Aprender a acreditar em alguém que mostra quem ele é repetidamente é um dos maiores presentes que você pode dar a si mesmo. Se você não está acostumado a confiar em si mesmo, pode ser difícil aceitar sua percepção da verdade, mas conforme você começa a trabalhar para acreditar em si mesmo, as coisas vão começar a mudar.

Expectativa

Sempre que alguém me dizia para não ter expectativas, eu imediatamente me sentia na defensiva. Esse conselho nunca fez sentido para mim. Parecia que eles estavam me dizendo para ter limites zero e rolar com absolutamente tudo e qualquer coisa.

Um conselho popular que ouvi foi: se você não tem expectativas, não pode se machucar. Francamente, isso soa triste. A expectativa aqui nem sempre tem que ser o inimigo.

Expectativa Adequada

Devemos esperar agir e responder de forma alinhada com nossos valores e princípios. A expectativa é sermos verdadeiros conosco.

Nossas expectativas também ajudam a formar limites. Por exemplo, a expectativa de que os outros nos tratem com respeito básico nos mostra nossos limites e, quando outros cruzam nossos limites, podemos reagir de maneira adequada.

Depois, há expectativas naturais baseadas em padrões, como amanheceres e entardeceres ou estações. Isso também pode gerar expectativas nos outros, pois eles nos mostram os padrões de seu caráter. Por exemplo, posso esperar que meus amigos sejam leais a mim; Posso esperar o apoio do meu marido, etc.

Sem expectativa, seria como reaprender constantemente o que já aprendemos. As expectativas nos ajudam a encontrar estabilidade na vida cotidiana.

Expectativa que leva ao sofrimento

O tipo de expectativa que leva ao sofrimento é ter expectativas maiores do que a realidade. Quanto mais você lutar contra uma realidade que deseja rejeitar, mais sofrimento suportará.

Por exemplo, se alguém continua agindo de uma forma que o magoa, mas você continua esperando que ele não aja de uma maneira que o magoe, você acaba não aceitando a realidade e se preparando para um futuro de sofrimento.
Manter essas expectativas o deixa “frágil, rígido e reativo”. Às vezes, não percebemos que estamos mantendo as expectativas. Por exemplo, até fazer um diário sobre uma experiência negativa, percebi que esperava ser capaz de controlar a situação. Era uma expectativa subconsciente que estou trabalhando para desfazer.

Aceitação: o que não é e o que é

Aceitar uma realidade que não queremos é um trabalho difícil. Nesse contexto, a palavra aceitação costuma ter uma conotação negativa. É visto como desistir ou ceder, ser passivo, ter que concordar com a situação, etc. Mas a aceitação é o oposto: é um movimento enraizado na sabedoria e na autonomia. Quanto mais cedo aceitarmos algo que não queremos que seja verdade, mais cedo podemos começar a pensar em nossa resposta.

É difícil aceitar uma situação de que você não gosta e, na minha experiência, não é uma habilidade que você pode adquirir durante a noite. Para mim, é preciso muito trabalho para entender a aceitação e praticar minha resiliência para chegar à aceitação com mais facilidade do que no passado. Mas esse trabalho fez uma grande diferença quando enfrento novos desafios.

O que não é

Existem alguns mitos populares sobre aceitação, aqueles que eu comprei durante a maior parte da minha vida. Eu costumava acreditar que aceitação significa renúncia. Isso significava desistir. Quanto mais eu pudesse lutar contra a realidade, eu não estava desistindo de mim, mas esse caminho me levou a muitos desgostos.

Se você aceita uma situação, não significa que concorda com ela. Eu aceito que certas pessoas uma vez na minha vida não vão me tratar agora, não importa quantas chances eu lhes dê. Eu não concordo com a forma como eles trataram a mim ou aos outros. Mas eu aceito seu caráter e respondi apropriadamente cortando o contato.

Você não precisa gostar da situação que está aceitando. Quando você aceita uma situação ou certa realidade, isso não significa que agora você deve se sentir em paz ou se sentir bem com isso. Aceitação não é concordar em ser passivo e aceitar uma situação não é um sinal de passividade.

O que é aceitação

Aceitar é dar espaço para o que é e nossos sentimentos. É provável que nossos sentimentos estejam em desacordo com a realidade que não queremos aceitar. Isso é perfeitamente normal e normal. Podemos praticar o relaxamento com essa sensação. A resistência que sentimos é nosso guia. A resistência nos dá o conhecimento do que não queremos e ajuda a nos orientar para a ação para criar o que queremos. A mudança vai acontecer seja mudando a situação ou mudando a forma como respondemos e nos relacionamos com a situação.

Aceitar é economizar energia ao não lutar contra coisas que não podemos controlar na vida. É desgastante quando você discute com o universo ou se manifesta contra a natureza da existência, dois exemplos de reatividade. Não estamos procurando ajustar nossos sentimentos para o que pensamos que deveríamos sentir, em vez disso, estamos deixando nossas emoções fluírem da maneira que vierem até nós. À medida que começamos a aceitar a realidade de qualquer situação em que nos encontramos, estamos nos perguntando como vamos reagir. Essa é a liberdade de aceitação: responder.

Responder pode se parecer com muitas coisas. Para mim, foi dar um passo para trás e, eventualmente, não ter contato. Em outras situações, respondi garantindo que manteria um estilo de vida equilibrado e saudável para enfrentar a realidade. Responder é uma ação que mantém sua autonomia e depende de sua agência.

Roteiro para aceitação

Quando acontece algo que você não pode aceitar imediatamente ou não quer que seja verdade, você provavelmente se encontrará no “estágio de choque”. É negação. Talvez não tenhamos planejado esse resultado, talvez tenha saído do campo esquerdo, mas de qualquer forma não foi antecipado.

À medida que saímos da fase de negação ou choque, é provável que passemos para o campo da negociação. Para mim, isso parecia ter esperança de que outras pessoas mudassem suas ações se eu continuasse mudando e se empenhasse no trabalho de cura.

A partir daqui, existem dois resultados. Se não usarmos nosso arbítrio para tentar aceitar a realidade, podemos cair em desespero. Eu estive aqui e foi difícil. Eu estava desanimado, sem energia e retraído. Este é um buraco muito difícil de sair e eu gostaria de encorajá-lo a não deixar a realidade te morder tanto.

A maneira como me retirei foi introduzindo livros calmantes em minha rotina matinal. Freqüentemente, eu lia parte de um livro de Thich Nhat Hanh e começava meu dia bem devagar, o que significava acordar mais cedo. Eu adicionei a ginástica em minha rotina para queimar a raiva residual e pratiquei aceitar como eu me sentia, sem tentar me editar.

Não havia muito que eu pudesse controlar na situação em termos de mudá-la, mas eu poderia me controlar. Reconheci que precisava de mais calma no meu processo e de mais espaço, o que significava sair mais. E com a chegada da pandemia, isso significava fazer caminhadas pela vizinhança ou dirigir até um parque pouco povoado.
Eu também me dei espaço para lamentar. Chorar parecia muito catártico. E aqueles que eu prezo me deram muito apoio emocional que realmente me ajudou a processar a realidade.

Depois de descobrir a aceitação e começar a praticar sua agência para responder, isso não significa que a dificuldade da realidade desapareça, significa apenas que você não está usando sua energia lutando por algo que não é.
Enquanto eu estou fora dessa situação agora, há uma nova realidade que tenho que aceitar, que é definida pela ausência.

Eu estava finalmente cansado demais para lutar a batalha perdida e embora minha nova realidade seja difícil na maior parte do tempo, também é mais revigorante. Não é mais uma batalha difícil, apenas uma caminhada por algumas colinas. Isso me deu um apreço mais profundo por aqueles ao meu redor e me deu a liberdade de criar uma nova família com amigos e entes queridos.

Finalizando

Gerenciar expectativas, enfrentar a realidade e aceitar uma realidade que não queremos que seja verdadeira são todas difíceis. À medida que começamos a nos mover em direção à aceitação da realidade, mesmo aquela que não queremos, podemos aprender a aceitar nossa própria experiência dessa realidade. Não estamos mais tentando conformar ou editar nossas emoções no que nós ou a sociedade pensamos que nossas emoções “deveriam” ser. Em vez disso, estamos reconhecendo nossas emoções e a realidade em questão.

À medida que experimentamos a negação e a barganha em relação a uma realidade que queremos rejeitar ou mudar, podemos seguir um dos dois caminhos: podemos chafurdar e cair em uma depressão ou podemos começar a encarar a realidade da melhor forma possível e nos tornar um agente ativo. Se escolhermos chafurdar, corremos o risco de desperdiçar ainda mais nossa energia em algo que não podemos controlar e prolongar nosso sofrimento. Se decidirmos começar a encarar a realidade mesmo em pequenos passos, podemos começar a recuperar e usar nosso próprio arbítrio.

Quer possamos ou não mudar a situação, podemos trabalhar para mudar a forma como nos relacionamos e respondemos a uma realidade de que não gostamos. É importante perceber que aceitação não é passividade, mas o oposto. Somos indivíduos autônomos e podemos controlar nossas ações e respostas. A aceitação nos dá a liberdade de que precisamos para formular e executar nossas respostas.

Embora a aceitação seja a chave para criar mudanças, a dificuldade da situação pode persistir, mas sabemos que, como as estações, as situações mudarão. Podemos enfrentar dificuldades sem estender nosso sofrimento de maneiras desnecessárias, como discutir com o universo ou as leis da natureza. Embora nossa situação não nos dê muita paz, podemos encontrar paz em nossa aceitação e em nossas respostas.